Amazônia 360º News
Portal de notícias socioambientais

-publicidade-

Evento online debate conhecimento ecológico tradicional para produção sustentável na Amazônia

O projeto de extensão Luz e Ação na Amazônia, vinculado à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), reúne cientistas e professores de várias instituições nesta segunda-feira (15), às 16h, para o seminário “Conhecimento Ecológico Tradicional (CET)”. O evento é aberto aos interessados e será transmitido pelo Google Meet.

Os palestrantes debatedores são Carlos Augusto Pantoja Ramos, da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Pará (Fetagri-PA) e Pastoral da Terra; Emilie Coudel, do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD-França); Jaílson Santos de Novais, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); e Miguel Aparício e Wandicleia Lopes de Souza, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Ufopa.

O debate é uma forma de incentivar a formação de grupos de trabalho sobre uma perspectiva mais inclusiva da relação do homem com a natureza, que busca valorizar os saberes sobre a floresta amazônica e a produção sustentável de recursos naturais.

Segundo o coordenador do evento, professor Jackson Fernando Rego Matos, com o debate espera-se aproximar cientistas, pesquisadores, fazedores e fazedoras de cultura agrícola baseados num sistema ecológico tradicional produtivo, mobilizando uma metodologia de ciência cidadã para maior intercâmbio de conhecimentos e produção com critérios metodológicos ecológicos.

Fonte: G1/Santarém / Foto: Gabriela Castilho
você pode gostar também