Amazônia 360º News
Portal de notícias socioambientais

-publicidade-

-publicidade-B

Dia das Crianças com espetáculos gratuitos nos teatros do Centro de Manaus

XVI Festival de Teatro da Amazônia terá programação infantil no Teatro Amazonas e Gebes Medeiros

Com 30 espetáculos de todo o País na programação, o XVI Festival de Teatro da Amazônia (FTA) traz em sua proposta artística uma seleção voltada ao público infantil durante todo o evento. Em especial, nesta terça (11) e quarta-feira (12/10), um programa exclusivo em comemoração ao Dia das Crianças, será exibido no Teatro Amazonas e Teatro Gebes Medeiros, com entrada gratuita.

Sensibilizar e construir plateias está entre os objetivos do XVI FTA, conforme explica Francis Madson, presidente da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), realizadora do festival. “O impacto de ter espetáculo na vida de uma criança imensurável, pois o gosto estético pode ser construído por meio do acesso aos bens culturais e isso vai repercutir em todo o percurso da construção de vida desse ser humano”, explica o artista, que é doutorando em Artes Cênicas.

Além da programação para crianças, o XVI FTA conta com a ação chamada Mediação Cultural, que tem parceria com a Escola de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA), onde 23 acadêmicos do curso Teatro atuam como mediadores na atividade realizada com estudantes de 12 escolas públicas e um curso livre. “O objetivo principal é criar pontes entre a obra e o espectador por meio de estratégias que envolvem o processo antes (pré-espetáculo), durante e pós-apresentação”, explica a professora e atriz Daniely Peinado.

Programação – 11 e 12 de outubro

Na véspera de feriado, terça-feira (11), será apresentada a montagem “A Máquina do Tempo (RJ)”, do artista Gui Stutz, às 15h, no Teatro Amazonas. O espetáculo, que é livre para todos os públicos, é um monólogo musical infantil. Conta a história de um menino que usa tudo o que tem no seu quarto para construir uma máquina que o permite viajar pelo tempo.

Também no Teatro Amazonas, o Dia das Crianças, quarta-feira (12), começa às 10h com a Cia de Teatro Metamorfose. Será apresentado “O Jardim Enfeitiçado”, uma comédia para todas as idades que mostra os planos mirabolantes de um pai muito atrapalhado diante do casamento da princesa Sarah.  A classificação é livre. Às 20h, será apresentado “Onde Morrem os Pássaros?”, da Cia de Artes Clandestinos (RO), que tem entrada permitida apenas para crianças acima de 10 anos.

Na quarta-feira (12), às 17h, os artistas Tânia Farias e Lucas Fiorindo apresentam “Ficções do Interlúdio (PR)” no Teatro Gebes Medeiros, com entrada para todas as idades.

Recomendações

A entrada no XVI FTA é gratuita e não precisa fazer reservas ou agendamentos para acesso ao Teatro Amazonas. É recomendável chegar ao local com antecedência. O Teatro Amazonas dispõe de um trocador de fraldas dentro do banheiro feminino. No salão onde fica o palco, não é proibido alimentos, por isso é importante levar as crianças alimentadas. Todos os espetáculos contam com tradução em libras.

Serviço:

XVI FTA – Especial Dia das Crianças

Data: 11/10, às 15h

Espetáculo: “A Máquina do Tempo (RJ)”, de Gui Stutz

Local: Teatro Amazonas

Quanto: Gratuito

Classificação Livre

Data: 12/10, às 10h

Espetáculo: “O Jardim Enfeitiçado”, da Cia. Metamorfose

Local: Teatro Amazonas

Quanto: Gratuito.

Classificação Livre.

Data: 12/10, às 17h

Espetáculo: “Ficções do Interlúdio (PR)”, Tânia Farias e Lucas Fiorindo

Local: Teatro Gebes Medeiros

Quanto: Gratuito.

Classificação Livre.

 

Data: 12/10, às 20h

Espetáculo: “Onde Morrem os Pássaros?”, da Cia de Artes Clandestinos (RO),

Local: Teatro Amazonas

Quanto: Gratuito.

Classificação 10 anos.

você pode gostar também