Amazônia 360º News
Portal de notícias socioambientais

-publicidade-

-publicidade-B

Desafios e oportunidades da mineração sustentável na Amazônia são discutidos em evento na Suframa

 

Com a participação de especialistas locais e nacionais, empresários, acadêmicos e representantes de órgãos públicos e privados e de entidades de classe, entre outros, a Suframa promoveu nesta quarta-feira (5), em formato híbrido, o “Fórum de Mineração Sustentável”. Esta foi a sétima atividade realizada pela Autarquia desde julho deste ano, que ensejou a congregação de setores representativos da sociedade para discussão de temas estratégicos e novas matrizes econômicas no âmbito do projeto “Amazônia 2040: cenários prospectivos e agenda estratégica para o Desenvolvimento”.

A programação do fórum teve como maior destaque apresentações de diversas instituições envolvidas em atividades ou projetos na área de mineração em nível local, regional e nacional, possibilitando a disseminação de informações sobre a atuação e visão de futuro de cada ente sobre necessidades em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), recursos humanos especializados, indústria de apoio e cadeia de fornecedores, bem como desafios e dificuldades enfrentados na área, visando ao alinhamento de diretrizes e de ações efetivas de caráter estratégico com reflexo no desenvolvimento endógeno e sustentável da região.

As instituições e empresas que realizaram apresentações no fórum foram a Organização Mineronegócio; a Secretaria Executiva de Mineração, Energia, Petróleo e Gás da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Semep/SEDECTI); o Serviço Geológico do Brasil (CRPM); a Fundação Gorceix; a Mineração Taboca; o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT); a Geoscan Geologia e Geofísica Ltda.; e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Em meio às apresentações e discussões realizadas, foi enfatizada, principalmente, a necessidade de implementar ações fomentadoras para aproveitamento sustentável dos recursos minerais de forma a consolidar o setor mineral na região em harmonia com o meio ambiente e, ainda, o enorme potencial, em particular, do Estado do Amazonas, que conta com geodiversidade com reservas de classe mundial e grandes oportunidades no segmento.

Ao final das apresentações, foi realizada uma sessão de perguntas e debates entre os participantes. Em breve, todo o material mostrado durante o fórum será disponibilizado no portal da Suframa (https://www.suframa.gov.br), na aba ‘Publicações’, para consulta dos interessados. A exceção são os vídeos, que por conta do período eleitoral, só poderão ser publicados após o próximo dia 30, data em que ocorrerá o segundo turno do pleito.

‘Amazônia 2040’

No esforço de intensificar sua contribuição ao desenvolvimento sustentável da Região Amazônica, a Suframa aderiu ao projeto “Cenários BRASIL 2040”, criado pela Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e Universidade Católica de Brasília (UCB). Desta forma, está coordenando o projeto “Amazônia 2040: cenários prospectivos e agenda estratégica para o Desenvolvimento”, com o objetivo de estudar e construir cenários para o país e estratégias para o futuro da Amazônia.

Desde julho, a Autarquia tem promovido fóruns de debate acerca de temas estratégicos com o objetivo de construir soluções que impactem na redução das desigualdades regionais e na melhoria da qualidade de vida da população, incluindo segmentos como bioeconomia, fertilizantes e empresas nascentes de base tecnológica (startups).

você pode gostar também