Consórcio de Governadores da Amazônia Legal discute captação de recursos para projetos sustentáveis

Por Anna Paula Mello /Semas

O vice-governador do Pará, Lúcio Vale, e o secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O`de Almeida, participaram de reunião virtual do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal. O encontro discutiu a captação de recursos para investimento em projetos na Amazônia Brasileira, por meio da criação do Fundo de Multidoadores para o Desenvolvimento da região.

Lúcio Vale justificou a ausência do governador Helder Barbalho, que está em Santarém, no oeste do Estado, cumprindo agenda oficial, visitando hospitais, entregando cilindros de oxigênio para atender pacientes da região e anunciando novas medidas de enfrentamento à covid-19. Em seguida, o vice-governador falou sobre a importância da criação do Fundo para implementar ações importantes na preservação da floresta e desenvolvimento socioambiental.

“A criação desse Fundo para captar recursos é fundamental para investir em uma economia sustentável. Precisamos agora, aprimorar e detalhar essa proposta nos próximos dias”, acrescentou Vale.

O titular da Semas, Mauro O`de Almeida, destacou a importância dos recursos humanos no projeto, para dar robustez e acompanhar o andamento das ações. “A criação de um núcleo dentro dessa proposta seria importante, não só para acompanhar os projetos desenvolvidos, como para dar musculatura ao sistema administrativo do Consórcio”, constatou o secretário.

O Fundo Multidoadores teria um comitê formado pelos governadores, parceiros e doadores, para administrar os recursos e canalizar os esforços para aceleração do desenvolvimento econômico na Amazônia Legal, de acordo com as estratégias prioritárias elencadas pelo Consórcio. O Consórcio dos Governadores da Amazônia Legal é formado pelos nove estados que compõem a Amazônia brasileira: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera