Amazônia 360º News
Portal de notícias socioambientais

-publicidade-

Cobertura vacinal: Saúde do Amazonas prepara Dia D da multivacinação para 11 de junho

Para ampliar as coberturas vacinais no Amazonas, o Governo do Amazonas prepara um “Dia D” da campanha de multivacinação para o dia 11 de junho (sábado), com a oferta de doses de vacina contra Covid-19, influenza, sarampo e demais imunizantes de rotina do calendário de imunização, em todos os municípios do estado.

A ação do Dia D vai ocorrer de forma simultânea no Amazonas, das 9h às 16h, do dia 11 de junho, com transmissão da Abertura da Ação do dia D em Manaus, Itacoatiara, Tefé, Uarini e Parintins. Em Manaus, a abertura vai ocorrer no Parque Cidade da Criança, na zona leste da capital. A vacinação estará disponível nos postos de vacinação das cidades.

Participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Políticas em Saúde (Seaps); da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), por meio da coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI) e da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus).

“Essa é mais uma estratégia do governador Wilson Lima para reforçar a vacinação contra a Covid-19 e outros imunizantes essenciais para a proteção da população. Será uma ação estendida a todos os municípios do interior e contamos com a adesão de todos”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Dr Anoar Samad.

O secretário municipal de Saúde de Manaus, Djalma Coelho, destaca que o município tem trabalhado fortemente para elevar a cobertura vacinal da população, em relação às doenças imunopreveníveis, e que as ações de intensificação ajudam a mobilizar os diversos públicos para o comparecimento às unidades de saúde.

“Observamos queda na adesão às vacinas nos últimos anos e esse cenário eleva o risco de aumento ou reintrodução de doenças para as quais existem vacinas oferecidas gratuitamente pelo SUS, como é o caso do sarampo e da poliomielite. Então, estamos juntando esforços com o governo do Estado para sensibilizar e vacinar o maior número de pessoas, por meio, inclusive, de busca ativa de não vacinados”, disse o secretário municipal de Saúde.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a estratégia Dia D de multivacinação visa ampliar a cobertura vacinal de Covid-19, influenza e de sarampo, além das vacinas de rotina previstas no calendário nacional de vacinação. “Temos coberturas vacinais muito baixas no estado e a estratégia visa aumentar a proteção da população diante das doenças imunopreveníveis”, destaca Tatyana.

Público

O público do Dia D da multivacinação inclui os contemplados para imunização contra Covid-19 (população de 5 anos ou mais), sarampo (trabalhadores da área da saúde, crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos), influenza (trabalhadores da saúde, crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, puérperas, indígenas, pessoas com 60 anos ou mais e pessoas com comorbidades e professores), além dos contemplados no calendário de vacinação de rotina.

Cobertura vacinal

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, a meta de cobertura vacinal da Covid-19 é de, no mínimo, 90% para Covid-19 e influenza e 95% para sarampo.

Até esta quinta-feira (02/06), no Amazonas, a cobertura vacinal contra Covid-19, de esquema vacinal primário (1ª e 2ª dose) na população de 5 anos ou mais, é de 70,5%. A cobertura no Amazonas para influenza é de 36,1%. Já a cobertura no Amazonas para sarampo é de 22,3% no público de crianças, já que a vacinação de trabalhadores da saúde é indiscriminada e não há meta.

A cobertura das vacinas de rotina são: BCG (80,6%), Rotavírus (50,6%), Pólio (52,6%), Pentavalente (52,6%), Meningite C (56,1%), Pneumocócica (59,7%), Febre Amarela (44%), Tríplice Viral (34,9%), Varicela (42,9%) e Hepatite A (50,5%).

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção de doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-RCP).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 2129-2500 e 2129-2502.

você pode gostar também