Cineclube de Arte exibe mostra sobre atores e dramaturgos amazonenses, neste sábado (12/12)

O Cineclube de Arte da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa apresentará, neste sábado (12/12), às 18h30, documentários sobre atores, dramaturgos e um fotógrafo amazonenses no Cineteatro Guarany (Vila Ninita, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro, na avenida Sete de Setembro, Centro). Promovido pelo Governo do Amazonas, o evento tem entrada gratuita, com agendamento pelo Portal da Cultura (bit.ly/mostramemoria).

Serão exibidos os curtas-metragens “Edney Azancoth – Memórias de Actor Amazonense”, “Oswaldo Pereira dos Santos – Um fotógrafo profissional de Manaus do século 20” e “Palavras Cênicas”. Todos os filmes são dirigidos e roteirizados pelo artista plástico Sérgio Cardoso, com o objetivo de registrar pessoas comuns e artistas que deixaram sua marca social e artística na cidade de Manaus. A classificação é para 12 anos.

O Cineteatro Guarany funciona com 50% da capacidade (48 lugares) devido aos protocolos de segurança e distanciamento social em prevenção à Covid-19. O local também disponibiliza totens de álcool em gel e aferição de temperatura na entrada.

Confira as sinopses:

• “Edney Azancoth – Memórias de Actor Amazonense” retrata em depoimento a vida do grande e saudoso ator Edney Azancoth, dramaturgo, historiador e pesquisador das artes cênicas. O registro conta a trajetória de Edney, que viajou o Brasil deixando sua marca pelos palcos que passou, além de sua paixão pelo teatro.

• “Oswaldo Pereira dos Santos – Um fotógrafo profissional de Manaus do século 20” apresenta a história deste fotógrafo que atuou entre 1950 e 1990, em Manaus, sua trajetória na Polícia Civil do Estado do Amazonas, nos jornais da cidade, e a cobertura de casos importantes, como a queda de um avião em Rio Preto da Eva, em 1962; a cobertura jornalística de ex-governadores do Amazonas; e do ex-presidente Humberto de Alencar Castelo Branco.

• “Palavras Cênicas” é um curta-metragem que faz uma crônica em homenagem ao teatro amazonense, com depoimentos que foram coletados entre 2009 e 2011 de dramaturgos, atores e diretores, dentre os quais Márcio Souza, Chico Cardoso, Narda Telles, Ednelza Sahdo, Gerson Albano, Wagner Mello, Rosa Malagueta, Dori Carvalho, Selma Bustamante, Luiz Vitalli, entre outros.

FOTO: Divulgação

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera