Amazônia 360º News
Portal de notícias socioambientais

-publicidade-

Campanha traz música para apoiar indígenas, quilombolas e ribeirinhos

Mini documentário musical reúne mais de 30 artistas em defesa dos povos indígenas e outros guardiões das florestas

Inspirada no livro Ideias para Adiar o Fim do Mundo, de Ailton Krenak, a música O Relógio do Juízo Final é a trilha sonora de um mini documentário musical que conta com a participação de mais de 30 artistas, como Arnaldo Antunes, Margareth Menezes, Zélia Duncan, Nando Reis, Roberta Sá, dentre outros.

A curadoria e consultoria conta com Ailton Krenak, Angela Mendes, Benki Piyãko, Glicéria Tupinambá, Tsitsinã Xavante e outras lideranças indígenas, quilombolas e ribeirinhas. A música ganha vida com a voz de músicos e imagens impressionantes de renomados fotógrafos, como Araquém Alcântara, Cláudia Andujar, Milton Guran, Maureen Bissiliat e Christian Braga.

Foto: Reprodução | Vimeo

 

A música, composta por Carlos Rennó, Makely Ka e Rodrigo Quintela, é também o ponto de partida para uma campanha lançada no Dia Mundial do Meio Ambiente. Idealizada pela Boa Foundation, organização que trabalha desde 2015 com povos indígenas e comunidades tradicionais, a campanha “Mil Aldeias” vai apoiar projetos nos eixos da soberania alimentar (ou da água), da saúde, e da comunicação (ou da cultura e identidade tradicionais).

Com o envolvimento de ativistas e artivistas (músicos, fotógrafos e cineastas), a ação usa a arte como ferramenta para um chamar ao fato que a proteção do meio ambiente começa com a participação da comunidade local e sua autonomia diante de seu destino. Diversas pesquisas confirmam que os povos originários são os melhores defensores das floretas, essenciais para a vida de todos neste planeta.

O principal objetivo é a arrecadação de fundos para financiamento de diversos projetos nestas comunidades, além de uma série de iniciativas voltadas para a proteção desses povos. Concebida como ações para prevenir os impactos da pandemia nestas comunidades, a campanha conta ainda com consultores institucionais como a ONG Saúde e Alegria, a Escola Paulista de Medicina e os Expedicionários da Saúde.

O videoclipe, dirigido pelo cineasta Marcos Prado e produzido por Marcelo Fortaleza Flores, coordenador executivo da Boa Foundation, será transmitido no domingo, 5 de junho, na Only 1 Earth Live. O evento celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com a presença de músicos internacionais, cientistas, especialistas, indígenas e ativistas que vão unir forças para conscientizar, inspirar e educar a população sobre a urgência em restaurar os ecossistemas do Planeta Terra.

O evento online terá a participação de nomes como Al Gore, Vandana Shiva, Paul Martin, Trudeau e Gisele Bündchen. A live está disponível pelo site oficial da Only 1 Earth.

Com a campanha Mil Aldeias, o intuito é serem atendidas cerca de cem aldeias nos próximos três meses, mais duzentas até o final de 2022 e as restantes ao longo de 2023. As doações podem ser feitas a partir de R$ 20,00 na página da campanha na plataforma Welight. A projeção é de uma arrecadação de $2.000.000 de dólares para a campanha.

Clique AQUI para assistir ao mini documentário musical.

Quer doar? Clique AQUI.

Confira a lista de todos os artistas que interpretam a canção: Arnaldo Antunes, Arrigo Barnabé, Fabiana Cozza, Frejat, Iara Rennó, Khrystal, José Miguel Wisnik, Leoni, Luciana Oliveira, Luedji Luna, Maísa Moura, Makely Ka, Marcelo Jeneci, Marco Lobo, Margareth Menezes, Mário Séve, Mauricio Ribeiro, Nando Reis, Ná Ozzetti, Patricia Bastos, Paulinho Moska, Pedro Luís, Roberta Sá, Rodrigo Quintela, Russo Passapusso, Samuel Rosa, Sérgio Pererê, Sylvia Klein, Tatá Spalla, Tetê Espíndola, Titane, Toninho Horta, Zélia Duncan.


Por Natasha Olsen | CicloVivo

você pode gostar também