Amazônia 360º News
Portal de notícias socioambientais

-publicidade-

‘As Amazonas’ traz conversas sobre feminismo na Amazônia

Criar e fortalecer pontes entre mulheres amazônidas em tempos de pandemia. Esse é um dos principais objetivos do primeiro “Encontro Virtual de Mulheres – As Amazonas”, que será realizado nos próximos dias 26 e 27 de março, com a participação de lideranças feministas nacionais como Gleise Hoffmann deputada federal e presidente nacional do PT (Partido dos Trabalhadores), Anne Moura Secretária nacional de mulheres do PT, Márcia Tiburi e Marilane Teixeira.

Promovido pelo Coletivo Florescer e IAJA – Instituto de Articulação de Juventude da Amazonia, evento terá mesas-redondas virtuais com temas como “Pandemia na Vida das Mulheres” e “Luta dos Movimentos de Mulheres na Amazônia”. Além dessas, o evento terá ainda uma conferência-magna conduzida por Márcia Tiburi, com o tema “Para todos, todas e todes: por um feminismo anti-sistêmico e de soberania popular”.

Segundo a amazonense Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT e uma das organizadoras do evento, “As Amazonas” vem abrir um espaço para conversas sobre feminismo com a aproximação de diferentes realidades.

“Nesse mês da mulher, decidimos organizar este encontro para dar voz e compartilhar a luta das mulheres no Amazonas. Nós somos a maioria em tantas áreas, mas seguimos passando por enormes desafios, como a violência que vimos aumentar tanto nessa pandemia”, afirmou.

Para a secretária, o evento é uma oportunidade de fortalecimento de uma rede de “mulheres guerreiras” no dia a dia: “Com todos os desafios de hoje, não tem outra palavra para nos definir do que essa. Cada mulher é de fato uma amazona”, conclui.

Sobre o evento 

“As Amazonas” propõe um espaço para conversas feministas no formato virtual, reforçando a “guerreira que vive em cada mulher amazônida”. O formato permitirá também a participação de mulheres de outros estados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://is.gd/asamazonas .

O que: “Encontro Virtual de Mulheres – As Amazonas” Quando: 26/03 às 18h e 27/03 das 9h às 17h
Onde: Virtual
Uma transmissão simultânea nas redes:

– Fanpage:@asamazonasam – https://www.facebook.com/asamazonasam e Instagram @asamazonasam – https://www.instagram.com/asamazonasam/?hl=pt-br

– Facebook: Florescer Amazônia – https://www.facebook.com/florescer.amazonia e Instagram @casafloresceram – https://www.instagram.com/casafloresceram/?hl=pt-br

-FacebookAnneMoura- https://www.facebook.com/anne.karolyne13 e Instagram @annemouraam – https://www.instagram.com/annemouraam/?hl=pt-br Contato: Iolane Moraes (assessoria) –

92 99996 – 5659
Programação
26/03 – 18h | Abertura (transmissão ao vivo pelas redes sociais)

● Mesa política: Pela vida das mulheres na Amazônia: equidade e justiça social

Mediação: Anne Moura (PT) Vanessa (PCdoB)
Marklize (PSOL)
Marcia (PSB)

27/03 – 9h | Dia dinâmico e de conversas

  • ●  Acolhida das mulheres da Amazônia
  • ●  CONFERÊNCIA: Para todos, todas e todes: por um feminismo anti sistêmico

    e de soberania popular
    Márcia Tiburi, autora, filósofa, artista plástica, professora universitária MESA 1: Panorama dos impactos da Pandemia na vida das mulheres

  • ●  MESA 2: Raízes de resistência: a luta dos movimentos de mulheres na Amazônia
  • ●  MESA 3: Novas expressões feministas: desafios e perspectivas
  • ●  GRUPOS DE TRABALHO (GTs): Sínteses de organização e resistência das

    mulheres Amazônicas

  • ●  DEBATE FINAL: – Apresentação dos grupos de trabalho
você pode gostar também