Anavilhanas: conheça o arquipélago fluvial reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade

A imensidão e diversidade do Amazonas trazem ao turismo diversas rotas e passeios para conhecer paisagens exuberantes. Entre tantas opções para o visitante, Anavilhanas é destaque, com suas ilhas, praias e biodiversidade que formam um dos mais espetaculares cenários da região Norte.

Pensando em todos aqueles que sonham em conhecer esse paraíso, a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) reuniu tudo que o viajante precisa saber para viver a experiência que é viajar para Anavilhanas.

Localizado no rio Negro, cerca de 40 quilômetros acima da cidade de Manaus, com sede no município de Novo Airão, o Parque Nacional de Anavilhanas é o segundo maior arquipélago fluvial do mundo, com cerca de 400 ilhas e 60 lagos. No ano de 2000, por conta de sua imensa biodiversidade e riquezas naturais, o Parque foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio Natural da Humanidade.

Esse labirinto verde nunca deixa seus visitantes entediados e pode ser apreciado de diversas formas e, dependendo da época do ano, apresenta cenários completamente diferentes. Na seca (setembro a fevereiro) é possível desfrutar das deslumbrantes praias de areias brancas que emergem por todo o arquipélago. Já na cheia (março a agosto) o vislumbre fica por conta das trilhas aquáticas de igapó, que são passeios de barco por dentro das florestas alagadas, um cenário misterioso e de tirar o fôlego.

Em qualquer época, porém, é possível apreciar a rica flora e fauna amazônica, fazer passeios de barco, trilhas terrestres, dar um mergulho nas belas águas do rio Negro, conhecer comunidades tradicionais ribeirinhas e o belo artesanato de Novo Airão, entre outros atrativos.

Onde ficar – Pousadas, hotéis e até apartamentos para temporada são facilmente encontrados no município de Novo Airão. Partindo do município, os visitantes podem fechar passeios que saem diariamente até o Parque Nacional.

Para quem se hospeda no município de Novo Airão, conhecer a culinária da pequena cidade e o artesanato local são programas imperdíveis.

Outra opção de hospedagem são os Hotéis de Floresta que ficam localizados em meio à imensidão verde e proporcionam ao turista uma experiência única de imersão na floresta.

Como chegar – A partir de Manaus é possível chegar à Novo Airão – cidade sede do Parque – por via aérea ou terrestre.

Via aérea – Novo Airão não possui aeroporto, mas é possível fretar um hidroavião a partir de Manaus e pousar no rio Negro.

Via terrestre – A partir de Manaus, depois de atravessar a ponte sobre o rio Negro, o visitante deve seguir pela AM-070 por aproximadamente 86 quilômetros, sentido Manacapuru. Após passar pelo balneário do Miriti, haverá um entroncamento à direita, onde se inicia a rodovia AM-352. Desse ponto, o deslocamento é de 98 quilômetros até Novo Airão.

Curtiu as dicas? Então está esperando o quê para conhecer as belezas de Anavilhanas, maninho (a)?!


Foto: Ivo Brasil

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera