Ambiental do Prosamim realiza treinamento sobre Sistema de Gestão Socioambiental

Servidores do setor ambiental da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão responsável por gerir o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), participaram, nesta quinta-feira (10/12), de uma capacitação sobre o Sistema de Gestão Socioambiental (SGSA), realizado na própria sede da unidade, localizada no Centro da cidade.

O treinamento visa apresentar o sistema ambiental utilizado pela UGPE na gestão, no planejamento e execução das obras do Prosamim, aos novos colaboradores da unidade e também da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama).

De acordo com o subcoordenador ambiental do Prosamim, engenheiro florestal Otacílio Cardoso, as capacitações realizadas pela UGPE aos seus colaboradores, tem o intuito de difundir o sistema que foi concebido em 2012 pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“A gente precisa fazer a integração com os colaboradores para que eles possam entender a interface de trabalho que a UGPE utiliza diante das políticas de salvaguardas ambientais do BID, mostrando como operamos e fazemos a gestão ambiental do programa”, esclarece o subcoordenador.

O BID tem uma série de diretrizes inseridas no SGSA, tais como o monitoramento das atividades do programa, com o objetivo de mapear e analisar os impactos ambientais e sociais, bem como fazer o controle e gestão da iniciativa.

A engenheira Tatiana Lachi afirma que os treinamentos e capacitações são frequentes devido às políticas operacionais do BID.

“Os treinamentos abordam procedimentos com que muitos desses profissionais já tiveram contato, devido a alguns já estarem inseridos na legislação ambiental brasileira. No entanto, existem outros procedimentos com que eles ainda não tiveram contato, e nós, enquanto órgão executor, temos que orientá-los para que sigam todas as diretrizes exigidas dentro do SGSA”, afirmou.

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

Gostou? Compartilhe:

-publicidade-

Rodrigo Rivera