Amazônia 360º News
Portal de notícias socioambientais

-publicidade-

‘Amazonia 1’ primeiro satélite de monitoramento brasileiro embarca para Índia

O Amazonia 1, primeiro satélite de observação da terra completamente projetado e operado pelo Brasil, será transportado para Índia nesta terça-feira (22). O lançamento está previsto para fevereiro de 2021.

O equipamento, produzido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foi desmontado para o transporte e será levado por uma aeronave da empresa Emirates, um cargueiro Boeing 777F. São várias carretas com os módulos de serviço, carga útil e equipamentos do satélite.

A operação especial para o embarque do satélite Amazonia 1 foi aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil.

A aeronave de carga deve deixar São José dos Campos ainda na manhã de sexta e segue rumo a Dacar, no Senegal, onde faz uma parada, e depois parte para Dubai, nos Emirados Árabes, antes de ser levada para a base de lançamento na Índia.

Amazonia 1

Foram oito anos para o desenvolvimento do equipamento, feito em São José dos Campos. O Amazonia 1 vai auxiliar na observação e monitoramento do desmatamento da região amazônica.

O satélite tem quatro metros de comprimento e no espaço vai ficar a uma altitude de 752 quilômetros. Ele vai passar por cima do Brasil cinco vezes por dia para fazer imagens em alta resolução do território nacional.

O satélite vai se unir aos outros que já estão no espaço, como o Cbers 4 e 4a para monitorar o desmatamento na floresta. Ele será o terceiro a formar o sistema Deter, o que vai aumentar a capacidade de observação e de alertas sobre o desmatamento.

No espaço, ele vai enviar sinal para três estações de monitoramento: Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba; Cuiabá, no Mato Grosso; e Alcântara, em Manaus.

Imagem: André Rosa/TV Vanguarda

Fonte: G1

você pode gostar também