Amazônia 360º News
Portal de notícias socioambientais

-publicidade-

-publicidade-B

Amazonas garante R$ 4 bilhões em investimentos com leilão de novas termelétricas

 

 

O Leilão de Reserva de Capacidade na forma de energia, promovido nesta sexta-feira (30) pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica — CCEE e a Agência Nacional de Energia Elétrica — ANEEL, contratou 754 megawatts de potência e atraiu R$ 4,146 bilhões em investimentos para viabilizar a construção de três novas usinas termelétricas a gás natural no Amazonas.

O certame atendeu a oferta apresentada pelo mercado no momento, garantindo mais segurança energética para a região. “A negociação também foi importante para modernizar o parque térmico brasileiro, substituindo usinas caras por empreendimentos mais baratos. Foram contratados empreendimentos com custo de geração muito menor do que os que foram despachados no ano passado para enfrentar a escassez hídrica”, comenta Rui Altieri, presidente de Conselho de Administração da CCEE.

Pelas regras, a eletricidade gerada será fornecida ao Sistema Interligado Nacional — SIN e contratada no modelo de energia de reserva. As sociedades que saíram vencedoras do certame, responsáveis pelas obras, são a Sparta e a GPE. Os contratos, com prazo de 15 anos, preveem suprimento da energia a partir de dezembro de 2026.

O leilão seguiu as diretrizes da Portaria nº 46/GM do Ministério de Minas e Energia — MME e todas as etapas foram realizadas no formato virtual. O resultado completo pode ser conferido aqui.

Resumo do Resultado

Sobre a CCEE

Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia – no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo – por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo).

 

 

você pode gostar também